Criação de site

Publicada - 06/08/2013

Boas práticas na criação e desenvolvimento são importantes para ter como resultado um site limpo e leve, focado sempre no conteúdo, então resolvi descrever aqui algumas dessas práticas adotadas por muitos profissionais e também por mim.

 

Url amigáveis

Exemplos de Url amigáveis:

http://www.meusite.com.br/contato/
http://www.meusite.com.br/produtos/camisetas/
http://www.meusite.com.br/noticias/minha-noticia/2/

 

Esse recurso é chamado de URL amigável… Amigável com os sistemas de busca e com o visitante que não precisa olhar para a URL de um link ou do navegador e ver coisas estranhas e complicadas de entender como essas:

 

http://www.meusite.com.br/contato.php
http://www.meusite.com.br/produtos.php?categoria=5
http://www.meusite.com.br/noticia.php?id=2

 

As URLs amigáveis são muito mais fáceis de usar e entender… Antes de clicar no link você já sabe do que se trata só de olhar pro endereço e os sistemas de busca aumenta a pontuação dessas páginas pois o endereço é relevante (por conter palavras que fazem parte do título e/ou conteúdo da página).

 

Substituir Flash por HTML5 e JavaScript

O uso do Flash em sites não é mais aconselhável, pois além de pesar o site (lembrando que o google prefere os sites leves) também consome muita bateria, então pra quem está usando o note em uma viagem é aconcelhavel evitar sites com flash, para assim poupar bateria.

 

Outra questão muito importante é lembrar que hoje em dia muitas pessoas acessam a internet por meio de smartphone e tablets, então também evitam sites com Flash por conta da duração da bateria, pensando nisso, a Apple não reconhece o Flash no iPad e iPhone, então, se você tem um site com Flash, seus leitores que usam iPad ou iPhone não terão acesso ao conteúdo, assim você acaba perdendo confiabilidade e também leitores.

 

Uso de CSS

São Inúmeras as vantagens do uso de CSS no desenvolvimento de uma página web.

As principais a meu ver são:

  • Com CSS economiza-se tempo de criação e manutenção do site.
  • O código de formatação do layout fica isolado no arquivo CSS, mantendo em HTML somente o conteúdo (lembrando que o google gosta das paginas focadas em  conteúdo).
  • Redução do código HTML possibilitando os navegadores carregarem mais rápido a página, podendo chegar até a 70%.
  • Com recursos mais avaçados de CSS pode-se conseguir um design sofisticado sem utilização de imagens e tabelas.
  • Saida para diferentes tipos de mídia a partir de uma versão única de HTML (layouts responsivos).
Veja também
Publicada - 02/08/2013
Por que Atari?
Por que atari? Alguns amigos me perguntam o por que de usar como base pra meu site o atari e não um PS3 ou xBox, a resposta é simples...

Entre em contato

emiliocaveari@gmail.com facebook Instagram google+ linkedin

Mapa do site

Inicio
Portfólio
Por que atari?
Criação de site
Contato